A beleza das suas linhas e o carácter da sua dinâmica deram ao Jaguar F-Type um lugar merecido entre os melhores e mais belos desportivos actuais mas, tendo sido lançado em 2012, chegou a hora de sofrer alguns melhoramentos. Muito pequenos a nível estético, refira-se, porque… em equipa que ganha deve mexer-se muito pouco!
Assim, a equipa liderada por Ian Cullum desenhou num novo pára-choques dianteiro com novas entradas de ar e umas ópticas "full LED" totalmente novas. "No desenvolvimento deste F-Type esforçámo-nos por aperfeiçoar os detalhes mais relevantes para realçar adicionalmente o objectivo do ‘design’ geral aos olhos do condutor, dos passageiros e de qualquer pessoa que contemple o veículo", explicou o director de Design da Jaguar.
Além das jantes de 20 polegadas, tem logos "400 Sport" colocados na frente e na traseira da carroçaria, bem como em diversos pontos do habitáculo. Estará disponível como Coupé ou Convertible e com tracção traseira ou integral. Acelera até aos 100 km/h em 4,9 s, atingindo os 275 km/h!
Mas também por dentro há novidades nesta renovação do Jaguar F-Type, nomeadamente nos bancos, agora com um perfil mais estreito e que, segundo a marca, não só conseguem melhorar ergonomia e conforto, como são 8 kg mais leves. O melhor de dois mundos! Por outro lado, a partir de agora todos os F-Type passam a contar com o sistema de "infoentretenimento" Touch Pro que mantém não só a sua funcionalidade tipo "tablet" como o sistema de navegação inteligente e serviços "online" como informações de trânsito ou meteorológicas em tempo real.
Aquela aplicação consegue conjugar o vídeo recolhido por uma GoPro com os dados do veículo em tempo real, como se fosse uma central de telemetria (ver vídeo acima). Assim, em cada momento do vídeo terá a informação da velocidade, posição do acelerador, mudança engrenada, força de travagem e a força G suportada! Depois, os condutores podem até descarregar os seus vídeos no "smartphone" para os partilhar nas redes sociais. Mas, vamos lá, com algum cuidado e sem exibicionismos… estarolas, ok?!